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Marketing de Conteúdo

Enfim, Como fazer Marketing de Conteúdo

A expressão “Marketing de Conteúdo” surgiu justamente pela percepção do mercado a respeito das novas demandas do consumidor. Era preciso pensar e colocar em prática formas melhores de aproximação e de criação de fidelidade, porque as velhas estratégias, sozinhas, já não estavam satisfazendo. O consumidor, imerso na cibercultura, queria algo a mais.

Sendo assim, apesar de algumas marcas já empreenderem táticas dignas do que hoje chamamos de Marketing de Conteúdo antes do nome ser criado, o termo e as discussões sobre o conceito exato começaram com o pessoal da Junta 42, que depois formou o Content Marketing Institute.

De acordo com os criadores da expressão, portanto, Marketing de Conteúdo é, em resumo: Criar e distribuir, através de diversos canais de comunicação, conteúdo relevante e valioso como forma de atrair, conquistar e envolver um público-alvo.

Dito isso, vamos deixar claro 5 pressupostos fundamentais do Marketing de Conteúdo:

Fazer Marketing de Conteúdo é:

  • Transformar a sua marca em uma fonte de conhecimento relevante para o consumidor.
  • Conhecer onde o seu público procura INFORMAÇÃO e estar lá com o que ele precisa.
  • Compreender que os consumidores nunca foram nem estão preocupados ou interessados em sua marca. Eles estão preocupados com as suas próprias vontades e objetivos de vida. Mas se você providenciar para este consumidor tudo o que ele precisa para alcançar estes desejos, então ele pode começar a prestar atenção em você.
  • Estar presente no processo de compra do consumidor de forma a oferecer exatamente o que ele precisa saber em cada etapa de sua decisão.
  • Construir um relacionamento confiável com o consumidor inclusive no pós-compra, para que ele saiba que a sua marca é o melhor lugar para recorrer quando for necessário resolver um problema ou no caso de surgir algum novo interesse.

Sabendo disso, vamos partir para tudo o que o Marketing de Conteúdo NÃO é:

Marketing de Conteúdo:

  • NÃO está restrito ao online. Apesar da expressão ter surgido e ganhado força na era da internet, as estratégias de Marketing de Conteúdo devem englobar todo e qualquer canal de comunicação que sirva para engajar e atrair o consumidor. Ou seja, é possível fazer Marketing de Conteúdo com revistas impressas, no marketing direto, com televisão etc.
  • NÃO é só produzir material interessante aleatório. Engloba planejamento estratégico, criação e distribuição de conteúdo, além do estabelecimento de métricas para todos os estágios do processo de compra.
  • NÃO acaba na geração de leads de qualidade. Apesar de se preocupar em conhecer e atender a estes leads, o Marketing de Conteúdo vai mais além e chega até aos serviços de atendimento ao consumidor. Por exemplo, como pensar em conteúdo relevante que transcenda o “Manual de Funcionamento” ou as “Perguntas Frequentes”?

Este último tópico nos leva ao INBOUND MARKETING.