Mídia Cruzada

Soluções Personalizadas

Plano de Negócios

O papel do Plano de Negócios na Abertura ou Reestruturação da Empresa

Antes de abrir uma empresa são necessárias muitas decisões e colocar tudo no papel de forma organizada é como podemos chamar um Plano de Negócios.

Plano de Negócios

É um guia operacional, administrativo e financeiro do projeto. Dele pode depender o sucesso da empresa.

Iremos apresentar os tópicos principais nesta página e através do blog apresentameremos melhor cada tópico.

Acompanhe a nossa sequência de publicações através de alguns tópicos que abordaremos.

  1. Mapeie o Negócio
  2. Identifique e Avalie
  3. Sem Plano de Negócios
  4. Trabalho Bem-Feito
  5. Consultoria
  6. Erros
  7. Atualização
  8. Pés no Chão

Como Elaborar um Plano de Negócios 3.0

Ferramentas na Web

Estrutura do Plano de Negócios (Fonte: SEBRAE/MG)

  • Sumário Executivo - Contém a visão de futuro e os elementos para provar que o negócio tem foco, diferenciais e viabilidade.
  • Análise de Mercado - Determina o quanto a empresa compreende o mercado, seus clientes, concorrentes e fornecedores.
  • Plano de Marketing - Caracteriza os produtos e serviços, os canais de distribuição, as estratégias promocionais e de preços.
  • Plano Operacional - Descreve os processos para produzir, vender ou prestar serviços, a capacidade instalada, o layout, os cargos e as qualificações da equipe.
  • Plano Financeiro - Inclui investimento, receitas, custos, potencial de lucro e indicadores, como ponto de equilíbrio, prazo de retorno, rentabilidade e lucratividade.
  • Análise de Cenários - Avalia os cenários para resultados pessimistas e otimistas do negócio e as ações para previnir-se dos riscos.
  • Análise Estratégica - Identifica as forças e fraquezas internas do negócio e as oportunidades e ameaças do mercado.

Bibliografia